A Coreia do Norte anunciou que vai temporariamente suspender o envio de balões cheios de lixo para a Coreia do Sul. Nos últimos dias, centenas de balões foram lançados, contendo resíduos como plástico, papel, baterias usadas, pontas de cigarro e até fezes. Essa ação foi uma retaliação à campanha de propaganda realizada por desertores e ativistas norte-coreanos no Sul. Esses enviam regularmente insufláveis com folhetos anti-Pyongyang, alimentos, medicamentos, dinheiro e pen-drives carregados com vídeos de música K-pop e dramas através da fronteira.
O exército sul-coreano enviou cerca de 900 balões ao país vizinho. Os balões sobrevoaram o território sul-coreano na noite de terça-feira (28). A Coreia do Norte justificou sua ação como uma “contramedida exaustiva” contra a campanha de propaganda do Sul.
Coreia do Norte vai suspender envio de balões com lixo?
Essa troca de balões é apenas um dos muitos episódios de tensão entre as duas Coreias. Isso porque elas permanecem, tecnicamente, em guerra desde o armistício da Guerra da Coreia de 1950-1953. Enquanto Seul é um firme aliado dos EUA, Pyongyang continua desenvolvendo mísseis e tecnologia nuclear, o que viola as resoluções da ONU.
Sendo assim, nos últimos anos, ativistas críticos ao regime de Kim Jong-un enviaram balões com panfletos contendo informações negativas sobre o governo norte-coreano. Além disso, eles enviaram cartões de memória com músicas de K-pop. A Coreia do Sul desencorajou essa prática, argumentando que ela não contribui para a paz. Em 2021, a Suprema Corte derrubou uma lei que proibia o lançamento de balões, argumentando em favor da liberdade de expressão. Essa decisão permitiu que ativistas continuassem enviando balões com panfletos e outros materiais para a Coreia do Norte, apesar das tensões entre os dois países.
Portanto, diante da resposta norte-coreana, as autoridades sul-coreanas pediram aos moradores que não se aproximassem dos balões enviados pelo Norte. Ademais, acionar-se-á a polícia, em caso de avistamento. Os militares sul-coreanos afirmaram que esses atos da Coreia do Norte violam claramente o direito internacional e ameaçam seriamente a segurança do povo sul-coreano.
Deixe um comentário