Um youtuber americano, publicou um vídeo documentário no início de Junho, em que ele passa dia com um pelotão da PM. O caso chamou a atenção da Polícia e da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O vídeo já conta com mais de 1,5 milhão de visualizações, disponível no canal GEN, e causou grande repercussão. Durante as filmagens o youtuber, captura um local que armazena os armamentos da polícia. Posteriormente, em uma cena, o jornalista, está dentro da viatura em uma perseguição no banco de trás, e em uma outra ele posa com uma arma.
Ele passou o dia com o pelotão, e participou da operação que passou por três comunidades em São Paulo. Além disso, com o decorrer da documentação e de conversas entre o youtuber e os PMs, algumas frases chamaram atenção. Como por exemplo, em um momento um PM diz, em inglês, que o pelotão comemora a morte de criminosos com “Cigarros e Cervejas”.
Além disso, em outro momento, o americano Kimura faz o seguinte comentário.
“Nós não achamos nada suspeito nas casas em que reviramos, mas isso não os parou [os policiais] de revistar as pessoas. Acho que muitas pessoas nos EUA chamariam isso de ‘profiling’ [busca por pessoas com suposto histórico criminal – metodologia apontada por especialistas como racista e discriminatória], mas nesse caso parece um recurso que eles precisam utilizar, especialmente em um ambiente tão imprevisível, não apenas pela segurança deles, mas para achar mais pistas sobre membros do tráfico. Como veremos adiante, eles foram certeiros no ‘profiling’ deles.”
SSP comenta sobre o caso do youtuber americano que passou dia com PM
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que assim que teve acesso ao vídeo, solicitou esclarecimentos à Polícia Militar, e que também instaurou uma sindicância para apurar as circunstâncias e adotar as providências necessárias.
“Toda a dinâmica mostrada nas imagens, envolvendo um civil em práticas exclusivamente militares, não é permitida e fará parte das investigações”, disse o órgão.
Além disso, a SSP declarou que a frase sobre comemorar mortes “não condiz com as práticas adotadas pelas forças de segurança do Estado”.
“Excessos e desvios não são tolerados e todos os casos são punidos com rigor. Além disso, a dinâmica do vídeo não é permitida de acordo com as regras internas da Corporação”, disse a SSP.
Em resposta a um comentário que elogiou o vídeo, e disse que um “youtuber aleatório” fez um trabalho melhor do que a grande mídia em mostrar a realidade, Kimura disse:
“the future is citizen, independent journalists. And I will lead that charge”
“o futuro é o cidadão, jornalistas independentes. E eu vou liderar isto.”
Leia também: Médico brasileiro sobrevive a acidente em safari, mas esposa está entre as vítimas
Bruna Marquezine revela seus desejos: paixão, filhos e uma fazenda
Acidente no Rodoanel: Carreta explode e duas pessoas morrem
Deixe um comentário